Minhas impressões sobre - Alita: Anjo de Combate - Shonen Brasil

domingo, 3 de março de 2019

Minhas impressões sobre - Alita: Anjo de Combate


Alita: Anjo de Combate (filme no Brasil), Battle Angel Alita (mangá  e filme nos Estados Unidos), Gunnm Hyper Future Vision (mangá e filme no Japão), são os nomes que você pode conhecer esta incrível história de Yukito Kishiro.

O mangá: 

  
Seu estilo é de ação / aventura / ficção científica / cyber punk e somando tudo isso o que não falta é a grande violência. Talvez seja por isso que só chegou a ganhar três OVAs animados, e nunca uma séria completa no Japão.

Entretanto, não só de violência vive Alita. Sua história é muito envolvente, complexa, cheia de altos, baixos e surpresas fazendo você não perder o fôlego em cada página ou capítulo lido, por isso eu recomendo esta leitura.

No Brasil ganhou uma primeira versão em 1990 pela JBC (e esta é aversão que tenho). 

 

Uma curiosidade:
Alita chegou ao Brasil primeiramente de forma não oficial (sim, publicado na pirataria, sem o seu devido licenciamento. Agora só não recordo se teve somente seu primeiro capítulo publicado ou se o segundo chegou a ser impresso e comercializado também). 

Esta publicação gerou um mau estar com os detentores dos direitos autorais no Japão e a JBC foi a "salvadora da pátria" comprando os direitos e publicando legalmente. 

Para se diferenciar da versão "pirata", a JBC lançou o mangá com uma sobre-capa "linda D+" para época (e até mesmo para os padrões de hoje). 

Em 2018 a JBC relançou este grandioso mangá em formato BIG (que compila dois volumes em um só) e hoje lança Alita Last Order (que é uma espécie de "refazendo o final original" permitindo uma continuação daquilo que havia sido finalizado) também no formato BIG. Existem também spin-offs deste mangá mas nunca chegaram ao Brasil.


Outra curiosidade:
O mangá Alita começou a ser publicado na editora Shueisha (a mesma de Dragon Ball e One Piece), mas devido a uma briga do autor com a editora (o motivo, ao meu ver, foi bem fútil), a editora queria relançar o primeiro mangá da Alita e pediu ao autor que revizasse alguns trechos, algumas páginas (o que é bem comum para um relançamento, pois aqui podem consertar erros na história ou no traço / desenho) e o autor simplesmente se aborreceu dizendo que este pedido atrapalhava seu processo criativo da história que estava criando naquele momento (na época ele publicava Last Order). 

Com isso, Alita Last Order é publicado hoje pela editora Kodansha (a mesma de Ataque do Titã e Fairy Tail). 

O filme:

 
Quando penso no filme de Alita, a primeira palavra que vem a minha cabeça é "fidelidade". Sim, nunca vi um filme tão fiel ao mangá quanto este. Muitos trechos são retratados fielmente, mas MUITOS trechos MESMO, do começo ao fim! Isso graças a incrível história do mangá e a grande adaptação de:

James Cameron (Criador de Titanic e Avatar), Laeta Kalogridis, Robert Rodriguez no roteiro;
James Cameron e Jon Landau na produção;
e Robert Rodriguez da direção. 

Veja o trailer:



Ao sair do cinema, vi crianças, adultos e até idosos rasgando elogios ao filme (até meu cunhado que dorme assistindo filme ficou ligado em tudo, rsrs), o que me deixa muito feliz.

O comentário que mais me surpreendeu foi de uma mãe dizendo: "Se eu tiver uma filha, vou colocar o nome dela de Alita". Você pode estar lendo isso e ter pensado exatamente como eu: "nossa, que exagerado", mas se parar para pensar bem, cinema é um veículo que mexe em muito com as emoções das pessoas, de forma tanto positiva quanto negativa, e se Alita conseguiu extrair esta emoção como muitas outras das pessoas, é por que fez bem o seu dever. 

 Personagem Hugo do filme, OVA e mangá

Por mais que este filme seja incrivelmente bom para fãs e para aqueles que nunca ouviram falar de Alita, tenho minhas dúvidas se ele vai receber uma continuação. Não basta ser bom, tem que vender, e para ganhar um "Alita parte 2", o lucro nos cinemas tem que ser, no mínimo, três vezes maior ao seu custo de produção, e é aí que mora o problema.

Alita teve um orçamento de 200 milhões de dólares, ou seja, para o estúdio achar viável uma continuação, Alita deve lucrar ao menos, 600 milhões de dólares. Em minha humilde opinião, como fã, e como torcedor pelo seu sucesso, Alita tem poucas chances de arrecadar um valor tão grande como este.

Por mais que o filme seja muito, (MUITO, MUITO, MUITO, MUITO) bom, ele não é épico ao ponto de fazer você guardar esta mega produção em seu coração ou que tenha fãs (Como a DC ou a Marvel) onde independente de qualquer coisa (sendo bom ou ruim), gastam rios de dinheiros naquilo que amam sempre os apoiando (tornando sempre viável uma continuação).

SIM, Alita merece uma continuação, e por mais que eu esteja preocupado que não consiga, ela merece. Não digo isso como fã, digo isso pois Alita ainda tem muita história para contar nas telonas, uma vez que este filme compilou apenas seus primeiros volumes com maestria.

---
Gostou desta publicação? Deixe seu comentário aqui ou em nosso facebook e siga-nos em nossas redes sociais!

Abraços para todos!

Nenhum comentário: